Quais são os tipos e as causas da lombalgia?




Quais são os tipos e as causas da lombalgia?

Antes de pensar em um tratamento,  é fundamental compreender que nem todas as lombalgias são iguais, e entender as suas causas é primordial para garantir o sucesso da terapêutica.

As lombalgias podem ser agudas, com duração de 4 a 6 semanas, causadas geralmente por exercício físico ou excesso de esforço, ou crônicas, com duração de até 12 semanas, causadas por vários motivos, como:

- artrose;
- hérnia de disco;
- inflamação de um nervo;
- contratura muscular;
- osteoporose;
- estenose do canal;
- traumas por quedas ou acidentes automobilísticos;
- doenças autoimunes, como espondilite anquilosante ou artrite;
- doença degenerativo do disco;
- fatores emocionais.

Como as causas são várias, é sempre muito importante fazer uma boa anamnese do paciente, analisar os exames de imagens e ficar atento ao diagnóstico dado pelo fisioterapeuta.

O que é a lombalgia?

A lombalgia se caracteriza pela presença de dor lombar, na região próxima à bacia, que pode ser uni ou bilateral. É possível que alguns pacientes sintam uma irradiação da dor para outras partes do corpo, como a parte de trás dos joelhos, a região frontal da coxa e a área dos glúteos.

Na maioria das vezes, o quadro é passageiro e não causa grandes complicações. Porém, existe uma parcela de pessoas que sofrem com lombalgias recorrentes ou crônicas, ou ainda casos agudos que levam ao famoso “travamento da coluna”.

Nessas horas, o profissional da fisioterapia é de grande ajuda, melhorando e reduzindo o quadro de dor e evitando que o problema volte a acontecer, buscando fortalecer a musculatura envolvida no processo, bem como alongar as fibras musculares.

Como tratar lombalgia com fisioterapia?

Como dissemos no tópico anterior, antes de pensar em como tratar lombalgia é essencial entender muito bem as características do paciente, o tipo de dor que ele se queixa e as causas por trás do problema, pensando em um protocolo que seja personalizado e efetivo.



Agende uma consulta de avaliação Gratuita!



RCR Clinica de Estética e Fisioterapia

Av. Cangaíba, 2851 A Sobreloja - Cangaiba, São Paulo - SP, 03721-220.
Telefones - (11)2957.1806 / / (11)2682.1297

Acesse nosso site para saber mais - http://rcrclinicadeestetica.com.br

#DrenagemLinfática
#ShiatsuMassagem
#Shiatsu
#LimpezadePele
#Fisioterapia
#FisioterapiaRespiratoria
#FisioterapiaRPG
#RPG
#Acupuntura





0 comentários: