O QUE É MOXABUSTÃO?



O QUE É MOXABUSTÃO?

A utilização das propriedades terapêuticas do calor tem sido empregada pelo homem, provavelmente, desde os tempos mais remotos. A sensação de conforto proporcionada pelo aquecimento do sol ou de outras fontes possivelmente fez com que os homens primitivos dessem um valor importante ao calor, desde que acidentalmente perceberam quando estavam junto ao fogo, que a aplicação do calor sobre regiões como o abdômen poderia aliviar sintomas como dores, distensão e plenitude abdominais. Posteriormente, passou a integrar o sistema terapêutico da Medicina Chinesa, em conjunto com a fitoterapia, dietoterapia, massagem (Tui Na), exercícios (Qi Gong) e principalmente a Acupuntura.

A moxabustão é uma técnica que consiste em aquecer regiões ou pontos de Acupuntura através da queima da erva medicinal chamada Artemísia vulgaris ou sinensis, ou outros tipos de ervas e materiais, com a finalidade de promover melhora na circulação do Qi e sangue (Xue), otimizando a nutrição dos órgãos e vísceras (Zang Fu) e vísceras curiosas.

Nos tempos antigos, usava-se a cauterização direta através do material em chama, que era colocado diretamente sobre a pele, causando formação de bolhas e seguinte cicatrização. Durante as dinastias Jing Tan (618-907 d.C.), introduziu-se o método indireto de moxabustão. A aplicação da moxabustão tem duas finalidades básicas: de aquecer o Qi e sangue (Xue) para tratamento das doenças provocadas pelo frio e umidade e a de evitar a penetração destes quando a energia vital enfraquece, sendo indicada também para situações de deficiência de energia em doenças crônicas.

A moxa é indicada para anemia, cólicas, debilidade do estômago, diarreias, enterites, epilepsias, flatulências, gastrites, alterações da menstruação e reumatismo. É ainda indicada para doenças crônicas, como rinite, bronquite e asma, depressão, angústia, ansiedade, medo, impotência sexual e frigidez, inflamação da garganta, dor musculoesquelética, psoríase, acne e eczema. Na MTC, é usada também para obter dos pontos de Acupuntura efeito semelhante ao da estimulação com agulhamento.

A indicação da moxabustão vai depender ainda da idade da pessoa, da sua constituição, do porte físico, do sexo, da sensibilidade e da patologia. Suas contraindicações consistem em não colocar a moxa diretamente na face, sob risco de causar a formação de cicatrizes. Não deve ser usada próxima a orifícios, vasos sanguíneos, mucosas ou áreas sensíveis, como os olhos. Em pacientes diabéticos, deve-se tomar cuidado devido à neuropatia diabética. Evitar a aplicação na região abdominal e lombar em mulheres grávidas. Por fim, conforme a MTC, não deve ser usada em doenças causadas pelo calor.




RCR Clinica de Estética e Fisioterapia

Av. Cangaíba, 2851 A Sobreloja - Cangaiba, São Paulo - SP, 03721-220.
Telefones - (11)2957.1806 / / (11)2682.1297

Acesse nosso site para saber mais - http://rcrclinicadeestetica.com.br

#DrenagemLinfática
#ShiatsuMassagem
#Shiatsu
#LimpezadePele
#Fisioterapia
#FisioterapiaRespiratoria
#FisioterapiaRPG
#RPG
#Acupuntura





0 comentários: